Associação Amigos da Vila Suévia
Morador e Associado

Vila Suévia Fundação

Vila Suévia – Fundação e Desenvolvimento

O Sonho realizado (original em alemão, por Peter Friedrich)

Um muito obrigado a todos aqueles que não pouparam esforços para que esse ideal se tornasse realidade.

A Vila Suévia é hoje uma pequena colônia, com 19 chácaras e uma área comum, do estado de São Paulo, Brasil, localizado a cerca de 5 km de Itu. Ela está situada em uma colina com vistas maravilhosas. Todas as chácaras possuem uma área de 5000 m² e são totalmente planas. Na maioria delas encontramos casas com pomar.

A área comum além de um belo bosque possui uma pequena casa com jardim onde reside o caseiro e onde se guardam os implementos e as ferramentas da comunidade. O caseiro é responsável pela manutenção das ruas e áreas verdes. Existe também um plano de se construir, no lote da comunidade, um salão para eventos e reuniões.

As ruas são margeadas por árvores que, no auge da florada, formam uma verdadeira alameda de cores e perfumes.

Este pequeno paraíso, cujo adjetivo não é uma invenção, mas sim um testemunho de convidados e visitantes, foi por muito tempo o ideal de muitas famílias Suábias, do Danúbio.

A vila Suévia tem uma história, que se quer perpetuar com estas linhas, que como sempre em casos semelhantes, começou com um ideal.

Tudo começou quando, entre 1953 e 1958, algumas famílias migraram para São Paulo vindo da conhecida colônia de Suábios do Danúbio, de origem Alemã, localizada no distrito de Entre Rios, do município de Guarapuava, no estado do Paraná.

O desejo, a idéia, era criar um lugar para que este grupo de  Suábios do Danúbio pudesse novamente viver em comunidade, cultivando as antigas tradições e costumes.

Diferentes terras e regiões foram visitadas até que a escolha recaísse sobre a cidade de Itu, mais exatamente, nas terras de Heinz e Therezia Clauss.

Gostaria de salientar de uma maneira especial, neste momento, que nesta ocasião o Senhor Clauss, que já se encontrava muito adoentado, manifestou o desejo expresso de ver o povoado fundado em suas terras. Mas infelizmente ele não sobreviveu para ver isto realizado.

Na reunião inicial, o Sr. Clauss assinou um compromisso de venda com o grupo, que em contra partida fez um pequeno adiantamento financeiro validando assim o documento.

O saldo do montante acordado foi recebido pela Sra. Clauss na Escritura.

Após a confirmação por escrito, do Sr. e Sra. Clauss, iniciou-se a preparação da documentação para a implantação do Loteamento.

Até que as 19 famílias finalmente entrassem em acordo, os documentos pertinentes da viúva, Sra. Therezia Clauss também foram concluídos. O compromisso de compra e venda  foi  assinado pelo grupo e pela  Sra. Clauss em 24 de abril de 1978,  ato que deu a posse aos 19 proprietários fundadores.

Finalizada a documentação restante, em 09 de julho de 1979, o contrato de compra e venda definitivo foi assinado pelo grupo em conjunto com a Sra. Therezia Clauss.
Concomitantemente à assinatura dos contratos, foram sorteados os lotes entre os proprietários e um acordo que garantia a posse, na conclusão dos tramites para se criar o loteamento, tambem foi assinado. O que ocorreu de fato em 28 de janeiro de 1982, sem dificuldades, via escritura de permuta. O nome do loteamento foi erroneamente registrado como Vila SWEVIA.
Como, então, na Iugoslávia e, depois em Guarapuava, optou-se por um terreno de 5000 m² para que cada família pudesse sobre ele construir sua casa. O que de fato aconteceu, com o passar do tempo.

Parte dos terrenos foram posteriormente vendidos e transferidos a outras pessoas.

 

Histórico SOAVISU

 Em 03 de Julho de 1988 foi legalmente constituída a Sociedade Amigos da Vila Suévia – SOAVISU, sendo que em 22 de Outubro de 2006 houve a necessidade de adaptar os dispositivos do seu Estatuto Social às normas contidas na Lei nº 10.406 do Código Civil/2002, especialmente a seus artigos nº 53  a  61 ,  passando, doravante, a  reger-se  pelas citadas  disposições  legais   e  pelas regras do Instrumento de Alteração Estatutária, com a denominação de ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA VILA SUÉVIA – SOAVISU.

Em 28 de Abril de 2012 foi aprovado e entrou em vigor o Regimento Interno.  Aprovado pelos Associados tem como finalidade disciplinar a conduta e o comportamento de todos os habitantes e freqüentadores da Vila Suévia.